sexta-feira, 28 de setembro de 2007

A VINÍCOLA DO ESPÍRITO SANTO!

(Pr. Fábio Feo, Pr. Ademilson Oliveira e Pr. Jaaziel Marcelo).

Abaixo você tem o esboço do sermão que foi pregado ontem (27/09) na Igreja Assembléia de Deus em Catanduva/SP, pastoreada pelo meu amigo e irmão em Cristo Jesus, Pr. Ademilson Gomes Oliveira (vide foto acima). Aproveite!!!!
****************************************************************************

Para recebermos o vinho novo de Deus, necessitamos passar por estas fases que fazem parte do processo de cultivo da vinha. Na Bíblia, a vinha sempre será associada ao reino de Deus, ao povo de Deus e, a videira verdadeira é Jesus. Deus quer nos ensinar algo através do processo de fabricação de vinho. Vamos aprender com a vinícola do Espírito Santo de Deus:

I – DEUS É VITICULTOR. ELE SABE CULTIVAR. ( Is. 27.1-3)

* Deus trabalha para proporcionar a regeneração ao ser humano.

* Deus é viticultor por excelência. Ele nos compara a uma vinha, pois sabe que há vários requisitos para preencher, antes de cultivar uma vinha.

Eis algumas:

* Preparar o solo: Deus prepara o solo do nosso coração (Rm 10.6-10)

* Escolha das Castas: Há 24.000 nomes diferentes para os mais de 3.000 tipos de uvas que existem. Destes, apenas 150 são plantados comercialmente. Deus é seletivo nas suas escolhas. O NOVO DE DEUS NÃO É PARA TODOS! APENAS PARA OS ESCOLHIDOS!! Mt. 22.14.

* Conduzir o plantio: Existem diversas formas de distribuir as videiras, de acordo com o “desenho do solo”, conforme a topologia escolhida. Existem formas de condução tradicionais e modernas, mas todas têm uma finalidade em comum: permitir que a luz solar chegue aos cachos, que de outra forma seria encoberta pelas folhas da videira.

PERMITA QUE A LUZ DE DEUS CHEGUE ATÉ OS SEUS FRUTOS!! (João 8.12 ).

II – É HORA DE APRESENTAR OS FRUTOS (COLHEITA) Mc. 13.27

  • A colheita deve ser feita no momento preciso. Quando o cacho amadure, o nível de acidez diminui e o teor de açúcar aumenta. Este é momento exato para a vindima.
  • Se a colheita for prematura, resulta em vinho aguado com baixa concentração de álcool. Se for muito tardia, resultará num vinho muito alcoólico mas com pouca acidez.
  • Colheita difere de coleta! Deus quer colher frutos de sementes que foram plantadas. Coletar é recolher algo que não foi plantado. O diabo coleta, Deus é o Deus da colheita.

Tão logo a vindima termine, passa-se ao próximo passo:

III – DESFRUTANDO DO LAGAR DE DEUS.

Antigamente era feito com os pés dos viticultores. Hoje este processo é totalmente automatizado.

  • O esmagamento é a fase em que tudo o que é inútil para o produto final, seja separado, retirado. Um dos itens que não interessa é a CASCA!! Deus não quer uma adoração feita de casca, um louvor feito de casca, uma vida cheia de cascas, de máscaras!!! - João 4.24
  • Para isto, precisamos ser pisados, esmagados por Deus (Is. 66.2 )
  • Esta fase é marcada pelas provas da nossa fé, que resultarão em perseverança (Tg. 1.2,3 - Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; 3 Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.)
  • Somente a paciência pode nos fazer companhia nesta hora II Pe. 3.9 - Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção. Tg. 5.7
  • Será que estamos entoando louvores enquanto passamos pela prova? (At. 16.24,25 - O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco. 25 E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.)
  • O segredo para que o momento de provação passe mais rápido: CANTE LOUVORES! Enquanto as uvas eram esmagadas nos lagares, havia voz de louvor (Is. 16.10) Jr. 25.30 - O SENHOR desde o alto bramirá,... como dos que pisam as uvas, contra todos os moradores da terra.
  • Você quer receber riquezas, honra e vida ao mesmo tempo? Este é o galardão dos que são humildes, dos esmagados por Deus (Pv. 22.4 - O galardão da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, honra e vida. (heb. Anavah)
  • As maiores promessas de felicidade são feitas aos humildes (Sl 147.6 - Is 57.15 - Mt 5.5 - 1 Pe 5.5).

IV – O AÇÃO INVISÍVEL E EXPLOSIVA DO PODER DE DEUS (FERMENTAÇÃO)

  • É aqui que entram em cena os ODRES!
  • Durante a fermentação, os odres tem que ser flexíveis para não romperem.
  • Se o odre não for a altura da transformação que vai acontecer, tudo estará perdido.
  • Em Esdras 3.10-12, encontramos um fenômeno na prática. Qdo os fundamentos do 2º Templo foram lançados, todo o povo bradou de alegria. (v.11).
  • Mas o mais velhos só conseguiam chorar. (v.12). Não suportaram ver o novo se levantando, estavam apegados ao passado, apegados ao ODRE VELHO!!
  • Deus quer operar algo novo, um processo de transformação em nossas vidas (II Co. 5.17 – Kainós=novas coisas!!)
  • Nesta fase, há um crescimento e potencialização do que Deus quer realizar em nós.
  • O vinho sob a ação do tempo. O que Deus quer operar, muitas vezes não vai acontecer instantaneamente.

V – CONCLUSÃO

Ainda existem as fases do envelhecimento e engarrafamento. Estudos indicam que + de 90% do vinho consumido no mundo não passa por + de 2 anos de envelhecimento.

Ou seja, Deus quer nos usar AGORA. A obra requer URGÊNCIA!!!

Jesus em 3 anos de ministério, deu início a uma obra que não parou de crescer por 19 séculos!

ALERTA!! CUIDADO COM A VINHA INFRUTÍFERA!

Uma vinha infrutífera era abandonada e as videiras secas eram usadas para fabricar carvão vegetal. (Ez. 15.4 - Eis que é lançado no fogo, para ser consumido; ambas as suas extremidades consome o fogo, e o meio dela fica também queimado; serviria porventura para alguma obra?)

João 15.6 - Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Pastor paz do Senhor!
Vim conhecer seu blog parabéns pelas mensagens e artigos postado aqui. Muito bom gostei voltarei mais vezes!

Deus abençoe!

Natalino da Silva
proj.boasnovas@uol.com.br

Compartilhe