sábado, 27 de outubro de 2007

Bom Ânimo! O Segredo da Resposta!

Manter o bom ânimo nestes últimos dias, não é tarefa fácil..


O mal do nosso século é mesmo um fenômeno chamado depressão. Nas suas mais diversas fases, depressão, conforme encontramos na enciclopédia Wikipedia.org:


Depressão (também chamada de transtorno depressivo maior) é um problema médico caracterizado por continuada alteração no humor e falta de interesse em atividades prazerosas. O estado depressivo se diferencia do comportamento "triste" ou melancólico que afeta a maioria das pessoas por se tratar de uma condição duradoura de origem neurológica acompanhada de vários sintomas específicos.
Estima-se que cerca de 15 a 20% da população mundial, em algum momento da vida, sofreu de depressão. A depressão é mais comum em pessoas com idade entre 24 e 44 anos. A ocorrência em mulheres é o dobro da ocorrência em homens.
As causas da depressão são inúmeras e controversas. Acredita-se que a genética, alimentação, stress, drogas e outros fatores estão relacionados com o surgimento da doença.


Quero apresentar a você uma ferramenta eficaz no combate ao desânimo que é a raiz da depressão.


I) A ESPERANÇA EM DEUS NUNCA MORRE!

Dizem que a esperança é a última que morre. Eu creio que a nossa esperança nunca morrerá pois, se esperamos em Cristo, nossa esperança nunca verá a morte... Aleluia!

Jó 17. 15,16 - Jó descobriu isso e pode dizer que a sua esperança o acompanharia até as portas da morte.

O rei Davi disse que a esperança da sua alma deveria ser no Senhor. Salmo 27.14

No Salmo 40, o resultado da sua espera seria:

a) Salvação (ser tirado de um poço de perdição)

b) Purificação (ser tirado de um tremedal de lama)

c) Batismo no Espírito (ter os pés colocados sobre a rocha)

d) Edificação (ter um novo cântico no lábios).


II) A FIDELIDADE DE DEUS NUNCA FALHA!

Em Atos 27, vemos um episódio que representa bem isso na vida do maior apóstolo do Novo Testamento, Paulo: o naufrágio durante sua viagem para Roma.


Paulo recomenda bom ânimo para os tripulantes e passageiros daquele navio. Mas como ter bom ânimo se eles estavam à deriva, sem saída, sem esperança?

Paulo nos ensina a confiar na fidelidade de Deus!


Em Números 23.19, a Bíblia diz que Deus não mente! Se Deus disse que aquelas vidas seriam poupadas, Deus não mentiria para Paulo.

Se Deus prometeu algo para nós, certamente acontecerá, pois Deus nunca mente e Sua fidelidade não falha. A única coisa que pode se colocar entre a vontade de Deus e o cumprimento dela em nossas vidas, chama-se EU MESMO!


Paulo creu e 276 pessoas foram salvas. Sabe por quê? Porque elas tiveram bom ânimo!


III) DEUS ESTÁ ATENTO ÀS NOSSAS NECESSIDADES.


Em Êxodo 3.7,8, encontramos a justificativa divina para Sua intervenção na história do povo de Israel. Neste versos, encontramos 3 verbos reveladores:

Eu VI -> Deus é um Deus que vê.

Eu Ouvi -> Deus é um Deus que ouve.

Eu Desci -> Deus é um Deus que desce.


Deus se interessa por nós, Ele ainda não deu as costas para o ser humano. Não acredite em nada diferente disso. No Evangelho de Marcos 10, verso 49, Jesus se interessou por um cego no caminho. Por mais que estejamos excluídos dos planos de muitas pessoas, não façamos parte dos projetos de amigos, parentes e familiares, Deus ainda se interessa por você! Ele quer fazer parte ativa da sua história.


Quero finalizar, deixando para você o Cântico do Bom Ânimo:


por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama, como enganadores e sendo verdadeiros;
"Como desconhecidos e, entretanto, bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo e, contudo, eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo. " II Coríntios 6.8-10.


Que Deus possa abençoa-lo com a bênção do BOM ÂNIMO!!


Paz seja convosco!!!

Um comentário:

Marcos disse...

Muito legal seu blog!!!!!
Que conteúdo edificativo!!!!
Parabens!!!!
Que Deus continue te usando e te abençoando!!!
Graça e paz!!

Compartilhe