segunda-feira, 9 de agosto de 2010

QUEM NÃO SERVE, PARA NADA SERVE!



"2 Enquanto ceavam, tendo já o Diabo posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, que o traísse,
3 Jesus, sabendo que o Pai lhe entregara tudo nas mãos, e que viera de Deus e para Deus voltava,
4 levantou-se da ceia, tirou o manto e, tomando uma toalha, cingiu-se.
5 Depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. "
João 13.2-5

Jesus desejava muito comer aquela Páscoa com seus discípulos (Lc. 22,15). Ele já havia participado de outras Páscoas com seus discípulos, mas aquela era especial. Era seu jantar de despedida. Ele daria ordens específicas sobre esta tão importante reunião, mais tarde celebrada em todas as Igrejas Cristãs, a Ceia do Senhor.

Vamos desmistificar os termos: muitos dizem "Santa Ceia", claro uma herança da Igreja Romana, mas o que é Santo não é a refeição em si, mas o que ela simboliza. Ao participarmos da Ceia do Senhor, estamos participando do seu sacrifício, relembrando seu flagelo, trazendo à memória aquilo que nos traz esperança!

Enfim, o que chama a nossa atenção para esta passagem, é o fato do Senhor Jesus nos transmitir algumas lições importantíssimas para nossa vida:

1) JESUS CONHECE O CORAÇÃO DO HOMEM (v.2)
Mesmo sabendo que a semente da traição já havia brotado no coração de Judas Iscariotes, Jesus mesmo assim lavou os pés do traidor. Jesus lavou os pés de Pedro que o negaria, de João que o acompanharia à distância, dos demais que fugiram. A fuga, a negação para não se envolver e evitar correr riscos, até aí tudo bem... Mas lavar os pés daquele que o trairia?! Somente Jesus poderia nos dar tamanha lição de humildade e serviço: servir àquele que lhe causaria dano. Jesus conhece nossos corações, conhece nossa estrutura, conhece nossas profundezas. Ele conhece até mesmo o coração do seu inimigo, do inimigo do Evangelho. Jesus sabe o que se passa no nosso interior. Esta é uma lição importantíssima: Cristo sabe incondicionalmente o conteúdo do nosso coração. Isto não depende do nosso coração estar rendido aos pés dEle ou não.

2) JESUS SABIA QUE O CONTROLE ESTAVA EM SUAS MÃOS (v.3)
O que nos conforta o coração é que o Mestre sabia muito bem que o Pai havia confiado tudo às suas mãos. É muito bom saber que todas as coisas estão nas mãos de Jesus. Isso independe de condições temporais ou geográficas. Jesus tem tudo em suas mãos, tudo permanece sob seu controle, nada escapa do seu olhar. Esta é uma realidade para nós hoje.

3) JESUS SERVE. ESTE É UM EXEMPLO A SER SEGUIDO (v.4)
O Mestre passa a lavar os pés dos discípulos. Ao chegar a vez de Pedro, há uma recusa por parte dele, na tentativa de evitar o serviço do Mestre. Fica aqui uma pergunta para nós:
QUEM LAVOU OS PÉS DE JESUS?
Resposta: ninguém!
Jesus não poderia ter os pés lavados pois isto somente o Seu sangue poderia lavar os pés do Mestre da sujeira do pecado de toda a humanidade. Os pés de Cristo foram lavado sim, mas na cruz do Calvário.

Que este exemplo faça diferença em nossas vidas. Jesus serviu. Serviu seus discípulos, serviu aos planos do Pai, serviu à humanidade, serviu ao mundo. Seu exemplo serve para nós. Sirva também, sirva a Cristo, sirva à Igreja, sirva aos propósitos de Deus. Sirva pois quem não serve, para NADA SERVE!

Shalom a todos!

Até a próxima.

Pr. Jaaziel Marcelo

Nenhum comentário:

Compartilhe